Nemeta / Santuários

Nesta página será exposto material relativo aos espaços sagrados Gauleses, que são iguais aos dos restantes Celtas (tanto quanto se sabe) mas também sobre como reconstruir os ditos espaços quando possível.
Antes de prosseguir para os artigos, gostaria de abordar o que define um espaço sagrado de um ponto de vista Celta…

Ao contrário do que se pode verificar nas culturas antigas Indo-Europeias mais familiares ao público geral, como a Helénica e a Romana, os Celtas não concebiam que um único edifício ou local pudesse servir para prestar culto a todos os Deuses.
Regra geral, os Celtas preferiam prestar culto nos locais que associavam aos Deuses, onde pensavam que estes residiam. O melhor exemplo é o culto às Deusas dos rios: as oferendas dedicadas a estas – principalmente armas e armaduras decorativas – eram deixadas nos próprios rios, pois (presume-se) que não houvesse um substituto adequado.
Além de rios, também se prestava culto em bosques, em montes, (talvez) em montanhas, em vales…
Porém, também existiam edifícios e recintos dedicados ao culto, que são mais conhecidos atualmente como Viereckschanzen que são bastante comuns em sítios arqueológicos pré e após a conquista romana, se bem que no último caso tenham sido alterados para fana ou mesmo deixados de lado em favor de templos construídos nas proximidades das ruínas.
Por fim, pensa-se que também tenha existido um culto doméstico do qual não restam provas físicas, apenas o folklore da Irlanda, Escócia e Gales aponta para tal. Este último, não pode ser classificado propriamente como um nemeton, pelo menos de acordo com o meu ponto de vista.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s