Tegi̯ā

Bem-vindo/a!

Celtocrābii̯on – Gaulês para “Devoção dos Gauleses/Celtas” – é um espaço virtual para o divulgar da reconstrução e reavivar das crenças, cultura e língua da Gália pré-Romana, com base em fontes históricas nos mais recentes trabalhos de eruditos, análises de achados arqueológicos e ainda (poucas) opiniões pessoais.
É, portanto, um espaço dedicado ao Reconstrucionismo Gaulês – uma vertente do Reconstrucionismo Celta – para lusófonos, quer de Portugal ou do Brasil.

O conteúdo que será apresentado nesta página irá aumentar e poderá mudar à medida que novos estudos são publicados e novas descobertas são feitas. Porém, nada será publicado sem que haja um mínimo de probabilidade ou atestação histórica; fazer o contrário seria abandonar o método e mesmo a razão de existir do movimento Reconstrucionista.

Não é necessária qualquer afiliação cultural, organizacional ou herança genética para se tornar um Reconstrucionista Gaulês, basta apenas adotar os valores e crenças da dita cultura. Há que tê-los em conta no dia-a-dia, não são apenas algo a lembrar em tempos festivos ou de necessidade. As próprias tribos Gaulesas – e as restantes subculturas Celtas, de facto – possuíam um grau considerável de diversidade: poderia haver vários nomes para uma só divindade, dependendo da tribo; o mesmo acontecia com padrões artísticos e palavras utilizadas, por exemplo.
Apenas respeitando tal diversidade que se pode obter algo mais sólido e rico, do que simplesmente tentar obter algo falsamente homogéneo.

Sinta-se em casa (tegi̯ā).

Dēu̯ī, andēu̯ī etic senones con su̯ūs!
Que os Deuses, não-deuses e ancestrais estejam convosco!

Anúncios

Sobre Condēu̯i̯os Andīlixtos

Um politeísta gálico e galaico-lusitano de Portugal. Escritor amador que aspira a ser digno do título de profissional. Adorador de história antiga, filologia, jardinagem, e caminhadas intermináveis.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

6 respostas a Tegi̯ā

  1. Nayane diz:

    Fiquei muito feliz em encontrar este lugar! Finalmente textos em português para estudar sobre o Reconstrucionismo Gaulês! Eu agradeço grandemente por esta oportunidade de estudo! Obrigada!

  2. Juliana diz:

    Parabéns pelos artigos, estão muito bem escritos e têm sido muito úteis na minha pesquisa sobre os povos pré-romanos. Espero que em breve sejam publicado os artigos sobre as deusas em falta!

    • Muito obrigado, Juliana!
      As férias já estão próximas do fim, cá em Portugal, mas acho que ainda conseguirei publicar mais um artigo antes do fim deste mês. No fundo será uma revisão, mas não deixará de ter material novo comparativamente à versão original.

      Obrigado, mais uma vez, pelo apoio!

  3. Awen diz:

    I totally wish I read this language.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s